cronograma capilar truques

CRONOGRAMA CAPILAR – 10 TRUQUES QUE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE

Oi, meus amores! Quem é louca por cabelos sabe que os fios realmente dão trabalho e que faz muita diferença cuidá-los com rigor. É por isso que o cronograma capilar – método de otimizar os cuidados com o cabelo semanalmente (ou por período determinado) a fim de garantir a restauração/reconstrução, hidratação e nutrição dos fios – faz tanto sucesso com as brasileiras. Ele simplesmente funciona para qualquer tipo de cabelo!

Porém, as receitas mágicas de cronograma capilar que vemos por aí nem sempre dão certo ou poderia ser mais efetivas se a mulher adotasse alguns truques e adaptasse o cronograma de maneira adequada à sua realidade.

Neste post, eu listo 10 truques e dicas imperdíveis (e que você ainda não conhecia) para que você tenha cabelos de diva! Confira!

 

1) Como criar um cronograma capilar mais efetivo e funcional

O primeiro passo é criar um cronograma capilar que funcione para você, ou seja, adaptar às suas necessidades a um calendário funcional.

Basicamente, o seu cronograma capilar deve garantir a restauração/reconstrução, hidratação e nutrição dos fios. São estes três passos que todo cronograma possui.

Restauração: Pode ser feita uma vez por mês ou a cada 15- 20 dias, e jamais mais que isso, já que o excesso de ingredientes restauradores pode quebrar o fio. Serve para dar estrutura e repor nutrientes básicos. Busque produtos com creatina, queratina, proteína, colágeno, aminoácidos, e que tenham mais a ver com o seu tipo de cabelo.

Nutrição: Seve para repor os demais nutrientes que os fios precisam, como as vitaminas, por exemplo. Você pode fazer isso via alimentação adequada e por produtos enriquecidos com óleos naturais, tutano, extratos de plantas, entre outros.

Hidratação: Serve para repor água aos fios. É um banho de vida aos seus cabelos. Você pode usar máscaras naturais e siliconadas, produtos que dão brilho e maciez, e pode ainda (indicado!) variar seus produtos de hidratação.

 

MODELO DE CRONOGRAMA CAPILAR

Há muitas formas de fazer o cronograma capilar. Quanto mais simples, mais prático ele será para o seu dia a dia. Vejamos uma opção:

 

Semana 1º Dia 2º Dia 3º Dia
1 Hidratação Hidratação Nutrição
2 Hidratação Hidratação Nutrição
3 Hidratação Hidratação Reconstrução (a cada 15-20 dias – nos outros dias faça Nutrição)
4 Hidratação Hidratação Nutrição

 

Corte (?)

 

Você pode reparar que os dias de atividade com o seu cabelo são intercalados: se o 1º dia for segunda, na terça o seu cabelo “descansa” e na quarta há outro procedimento, na quinta ele “descansa” e na sexta o terceiro procedimento. Não é preciso fazer tratamentos todos os dias (e nem deve).

Observe que a hidratação é o tratamento que o cabelo mais precisa – mesmo que seja oleoso (muitas pessoas acham que cabelos oleosos não precisam de hidratação, mas isso é um mito).

Já a reconstrução ou restauração é o procedimento mais potente, mais invasivo, e pode ser feito semanalmente ou a cada 15 dias, dependendo das condições do cabelo e dos produtos utilizados.

 

2) Enxague com água mineral

cronograma capilar

Parece loucura, mas funciona! Na hora de enxaguar – por exemplo, depois de lavar e fazer a sua hidratação – tire todo o produto e depois ainda enxague com água mineral na temperatura ambiente, sem gás e com um pH acima de 7 para ter fios mais soltos e com efeito natural.

Não precisa fazer isso em todas a lavagens, mas naquelas em que faz questão de ter fios fabulosos.

 

3) Use os instrumentos mais adequados em seu cronograma capilar

cronograma capilar

 O que você vai precisar para fazer o seu cronograma capilar? Tenha tudo em mãos! Por exemplo, um pente ou escova de fibra natural para desembaraçar e escovar os fios (são as melhores, pois não criam estática, e consequentemente, combatem o frizz), creme para pentear (para mulheres com cabelos muito finos e que embaraçam sempre), finalizadores, produtos de proteção térmica (imprescindíveis quando finalizar o cabelo com secador ou chapinha – é o caso de muitas restaurações, por exemplo), e por aí vai.

Faça uma lista de tudo o que precisa para o seu cronograma.

 

4) Use produtos que façam a diferença

Você não precisa gastar uma fortuna com produtos bons. O mercado possui hoje produtos excelentes por um ótimo custo-benefício.

Lembre-se: sairá muito mais caro recuperar um cabelo destruído do que tratá-lo ao longo do tempo.

Os produtos de cabelo devem ser vistos como um investimento. Para saber mais sobre o que precisa ter em cada produto, veja no item um.

 

5) Cuidado com a limpeza

cronograma capilar

A limpeza (o quarto tratamento essencial para os seus cabelos – com xampu e condicionador) também podem ocorrer em dias intercalados ou nos dias de tratamento (antes de cada um deles).

produtos específicos para a limpeza dos fios – alguns são mais hidratantes, outro têm o poder de abrir a cutícula do fio para que os nutrientes entrem (são bons para usar antes da nutrição, por exemplo) e tem aqueles que tratam mais especificamente de cada tipo de cabelo – os que tiram o frizz, os que clareiam ou tiram o amarelado de fios loiros, os para fios com química, etc.

Escolha o xampu e o condicionador certo e tenha mais de uma opção. Lembre-se: o xampu vai da raiz para as pontas. O condicionador não se usa na raiz.

 

6) Coloque o corte e os tratamentos de salão no seu cronograma capilar

cronograma capilar

Um corte por mês ou a cada dois meses, para quem tem cabelo médio ou comprido, fará a diferença na saúde do seu cabelo.

Avalie a possibilidade, ainda mais se estiver em um processo de transição.

 

7) Conheça os ativos que seu cabelo precisa

Se você conhecer bem o seu cabelo, saberá se ele precisa mais de hidratação, reconstrução ou nutrição. Depois, basta saber quais os melhores ativos para cada caso na hora de escolher os produtos a serem utilizados. Veja:

  • Hidratação – Algas marinhas, aloe vera, lanolina e pantenol, Ceramidas ou bioceramidas, proteína de soja ou hidrolisado de soja, silicione.
  • Nutrição – Manteiga de karité, óleo de coco, vitamina E, óleo de semente de girassol, óleo de macadâmia e extrato de caviar, Proteína de trigo ou hidrolisado de trigo.
  • Restauração – Queratina ou hidrolisado de queratina.

 

8) Aposte na nutrição e hidratação de dentro para fora

cronograma capilar nutrição

A alimentação tem um papel muito importante para nutrir, hidratar e restaurar o seu cabelo, mais até que muitos produtos. Os bons hábitos de saúde – como evitar o estresse, não fumar, dormir adequadamente, etc. – também fazem a sua parte.

Alimente-se bem com produtos nutritivos e orgânicos, ricos em vitaminas e minerais. Beba pelo menos 2 litros de água por dia. O seu corpo inteiro irá agradecer e o seu cronograma capilar também será mais positivo.

 

9) Não abuse dos produtos de restauração

cronograma capilar

Os produtos de restauração geralmente são utilizados uma vez por mês e é indicado usá-los no salão, pois eles são muito potentes e possuem elementos estruturais para o cabelo.

Contudo, se forem usados em excesso, eles saturam os fios e o efeito será o contrário do esperado. Tenha cautela com eles (mesmo os de uso doméstico).

 

10) Seja feliz com o seu cabelo!

cronograma capilar feliz

Ame o seu cabelo do jeito que ele é! Não transforme o cronograma capilar em uma obsessão – é uma metodologia para trazer saúde e beleza aos fios, sem neuras.

Muitas mulheres ainda teimam em brigar com os fios rebeldes, ao invés de compreender, aceitar e escolher o melhor para o seu cabelo.

Nesse sentido, procure usar produtos mais naturais – como os óleos de coco e de oliva – que fazem maravilhas e estão sempre à mão. Seja feliz com seus fios!

Obrigada por ter me acompanhado até aqui! 😉

Gostou das dicas? Não esqueça de comentar e compartilhar com os amigos!

 

❤ SE VOCÊ DESEJA TER CABELOS MAIS LONGOS E SAUDÁVEIS: 

CLIQUE AQUI

 

❤ FIQUE MAIS PERTINHO DE MIM:

INSCREVA-SE NO CANAL: https://www.youtube.com/user/BlendaB1

ME SIGA NO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/blendicas/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/blendicas/

PINTEREST: https://br.pinterest.com/blendicas/

Please follow and like us:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui